Este texto foi escrito com estudos realizados a partir das aulas com o professor e profissional de marketing Juan Pablo D. Boeira.
Falamos muito sobre inovação e metodologias, mas agora vou apresentar um passo a passo de como implementar essas metodologias.
Levantamento das oportunidades de inovação
Reúna-se em grupos com sua equipe e colaboradores-chave para elaborar cinco sugestões de inovação, cinco ideias suas e cinco do grupo, cada uma definida nesta ordem: Inovação de Produto (Bem); Inovação de Produto (serviço); Inovação de Processo; Inovação de Marketing e Inovação Organizacional.
Isso irá estimular a inovação dentro da empresa em todas as áreas. É importante anotar as suas ideias mesmo não sendo escolhidas como a melhor do grupo, já as ideias do grupo deve ser selecionada a partir da melhor ideia dada por cada um, tudo decidido diplomaticamente. É importante a participação de todos da empresa para construir uma cultura de inovação e tornando os funcionários mais ativos quanto a gestão da empresa.
Após decidirem as cinco melhores ideias, o grupo deverá analisar quais são as oportunidades de tal inovação, revisando-as, reescrevendo-as e avaliando cenários possíveis ao implementar.
Seleção das oportunidades de inovação
Aqui você e a equipe devem estabelecer as prioridades e o nível de importância. Os critérios de avaliação podem ser derivados dos seguintes:
Contribuição na redução de custos
Contribuição na redução de prazos
Aceitação pelo cliente
Tamanho do mercado a ser atendido
Facilidade de financiamento do desenvolvimento do produto
Facilidade de desenvolvimento/implantação/produção
Relação lucro/investimento
Avalie cada uma das ideias e dê uma nota com os critérios decididos pelo grupo ou listados acima.
Justifique cada uma de suas escolhas e peça aos outros justificarem a nota também.
Some as notas e escolha a que tiver mais pontuação, em caso de empate a oportunidade deve ser reavaliada.
Definição de recursos
Defina o conjunto dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos e de infraestrutura de sua empresa necessários para introduzir e/ou implementar as oportunidades.
Verifique os recursos necessários com base na competência interna de seu negócio
Aprenda a comprar/licenciar/contratar novidades fora da empresa
Identifique os recursos humanos necessários para a implementação, como quantidade de horas, semanas ou meses de alocação no projeto de inovação
Faça uma lista com os valores para as manutenções do local de trabalho/móveis/equipamentos/ferramentas/máquinas/administrativas para o desenvolvimento do projeto. Verifique o porcentual da capacidade instalada.
Identifique tecnologias-chave a serem compradas/desenvolvidas ou terceirizadas para realizar o projeto de inovação
Implementação
Identifique as funcionalidades e características da inovação a ser introduzida/implementada.
Debata os benefícios tangíveis e/ou intangíveis que a inovação irá proporcionar.
Faça a estimativa do custo para desenvolver a oportunidade de inovação.
Identifique recursos, financiamentos e fomentos necessários, e procure identificar o que a sua empresa já tem que poderá ajudar no desenvolvimento.
Especifique as formas de acesso aos recursos necessários.
Preveja o retorno da oportunidade, sendo esse retorno econômico ou não.
Faça uma estimativa de prazos, evitando seu concorrente de implementar a inovação antes de você, mas mantendo o nível de qualidade proposto por sua empresa.
Estabeleça formas de se comunicar com os clientes, testando a oportunidade ainda durante a produção, evitando erros e despesas desnecessárias.
Determine uma data limite para o lançamento da inovação no mercado.
Define formas de participação, preparação e treino do pessoal de vendas e marketing para aumentar o sucesso da oportunidade de inovação.
Aprendizagem
Agora que está tudo planejado e organizado para o início do projeto, reflita com seus colegas, parceiros e funcionários, discuta sobre os erros e acertos do que já foi realizado com a implementação do projeto de inovação. Uma dica é realizar um formulário com os contribuidores. A seguir, algumas perguntas possíveis que podem estar presentes no formulário:
O que se destacou durante o levantamento?
O que se destacou durante a seleção?
O que se destacou durante a definição de recursos?
O que se destacou durante a implementação?
O que deu certo?
O que deu errado?
Quais foram as principais lições aprendidas?
Como deve ser comunicado esse aprendizado aos colaboradores?
Após preenchidos os formulários, é possível promover ciclos de aprendizado através de reuniões, cafés ou durante conversas do dia-a-dia. O propósito desses debates é estimular os colaboradores a buscar aprender com os mais experientes soluções já implantadas, valorizar o aprendizado contínuo através de sucessos e falhas e estimular o processo de inovação em cada um dos colaboradores, contribuindo para a empresa e para o indivíduo.
É importante valorizar todos os pontos de vista e trocar ideias, criando um processo de aprendizado criativo.