Prática: gestão de inovação

 

Este texto foi escrito com estudos realizados a partir das aulas com o professor e profissional de marketing Juan Pablo D. Boeira.

 

Falamos muito sobre inovação e metodologias, mas agora vou apresentar um passo a passo de como implementar essas metodologias.

 

Levantamento das oportunidades de inovação

 

Reúna-se em grupos com sua equipe e colaboradores-chave para elaborar cinco sugestões de inovação, cinco ideias suas e cinco do grupo, cada uma definida nesta ordem: Inovação de Produto (Bem); Inovação de Produto (serviço); Inovação de Processo; Inovação de Marketing e Inovação Organizacional.

 

Isso irá estimular a inovação dentro da empresa em todas as áreas. É importante anotar as suas ideias mesmo não sendo escolhidas como a melhor do grupo, já as ideias do grupo deve ser selecionada a partir da melhor ideia dada por cada um, tudo decidido diplomaticamente. É importante a participação de todos da empresa para construir uma cultura de inovação e tornando os funcionários mais ativos quanto a gestão da empresa.

 

Após decidirem as cinco melhores ideias, o grupo deverá analisar quais são as oportunidades de tal inovação, revisando-as, reescrevendo-as e avaliando cenários possíveis ao implementar.

 

Seleção das oportunidades de inovação

 

Aqui você e a equipe devem estabelecer as prioridades e o nível de importância. Os critérios de avaliação podem ser derivados dos seguintes:

 

Contribuição na redução de custos

 

Contribuição na redução de prazos

 

Aceitação pelo cliente

 

Tamanho do mercado a ser atendido

 

Facilidade de financiamento do desenvolvimento do produto

 

Facilidade de desenvolvimento/implantação/produção

 

Relação lucro/investimento

 

Avalie cada uma das ideias e dê uma nota com os critérios decididos pelo grupo ou listados acima.

 

Justifique cada uma de suas escolhas e peça aos outros justificarem a nota também.

 

Some as notas e escolha a que tiver mais pontuação, em caso de empate a oportunidade deve ser reavaliada.

 

Definição de recursos

Defina o conjunto dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos e de infraestrutura de sua empresa necessários para introduzir e/ou implementar as oportunidades.

 

Verifique os recursos necessários com base na competência interna de seu negócio

 

Aprenda a comprar/licenciar/contratar novidades fora da empresa

 

Identifique os recursos humanos necessários para a implementação, como quantidade de horas, semanas ou meses de alocação no projeto de inovação

 

Faça uma lista com os valores para as manutenções do local de trabalho/móveis/equipamentos/ferramentas/máquinas/administrativas para o desenvolvimento do projeto. Verifique o porcentual da capacidade instalada.

 

Identifique tecnologias-chave a serem compradas/desenvolvidas ou terceirizadas para realizar o projeto de inovação

 

Implementação

 

Identifique as funcionalidades e características da inovação a ser introduzida/implementada.

 

Debata os benefícios tangíveis e/ou intangíveis que a inovação irá proporcionar.

 

Faça a estimativa do custo para desenvolver a oportunidade de inovação.

 

Identifique recursos, financiamentos e fomentos necessários, e procure identificar o que a sua empresa já tem que poderá ajudar no desenvolvimento.

 

Especifique as formas de acesso aos recursos necessários.

 

Preveja o retorno da oportunidade, sendo esse retorno econômico ou não.

 

Faça uma estimativa de prazos, evitando seu concorrente de implementar a inovação antes de você, mas mantendo o nível de qualidade proposto por sua empresa.

 

Estabeleça formas de se comunicar com os clientes, testando a oportunidade ainda durante a produção, evitando erros e despesas desnecessárias.

 

Determine uma data limite para o lançamento da inovação no mercado.

 

Define formas de participação, preparação e treino do pessoal de vendas e marketing para aumentar o sucesso da oportunidade de inovação.

 

Aprendizagem

 

Agora que está tudo planejado e organizado para o início do projeto, reflita com seus colegas, parceiros e funcionários, discuta sobre os erros e acertos do que já foi realizado com a implementação do projeto de inovação. Uma dica é realizar um formulário com os contribuidores. A seguir, algumas perguntas possíveis que podem estar presentes no formulário:

 

O que se destacou durante o levantamento?

 

O que se destacou durante a seleção?

 

O que se destacou durante a definição de recursos?

 

O que se destacou durante a implementação?

 

O que deu certo?

 

O que deu errado?

 

Quais foram as principais lições aprendidas?

 

Como deve ser comunicado esse aprendizado aos colaboradores?

 

Após preenchidos os formulários, é possível promover ciclos de aprendizado através de reuniões, cafés ou durante conversas do dia-a-dia. O propósito desses debates é estimular os colaboradores a buscar aprender com os mais experientes soluções já implantadas, valorizar o aprendizado contínuo através de sucessos e falhas e estimular o processo de inovação em cada um dos colaboradores, contribuindo para a empresa e para o indivíduo.

 

É importante valorizar todos os pontos de vista e trocar ideias, criando um processo de aprendizado criativo.

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