Porque é mais vantajoso criar relações duradouras com seus clientes

Com certeza manter e zelar pelo seu cliente é muito mais fácil e barato do que conquistar um novo cliente, muitas empresas ficam focadas apenas nas vendas e esquecem de estabelecer relações duradouras, deixando de aproveitar a confiança que pode ser conquistada.

Quando conseguimos estabelecer essa relação contínua, acabamos fidelizando nossa marca, criando uma autoridade, dentro deste ciclo teremos o cliente ao nosso lado que além de consumir nossos produtos e serviços acabam sendo defensores e divulgadores da marca.

Por isso as empresas precisam através do marketing criar e manter esses relacionamentos duradouros, atendendo da melhor maneira possível seus clientes. Ao contrário das vendas que é quantitativa precisamos trabalhar de forma qualitativa, com uma filosofia / cultura para empresa capaz de gerar valor e diferenciação para o cliente e a marca e claro manter esse cliente na sua carteira.

Basicamente podemos explicar essa relação de forma simplificada com o marketing de relacionamento aplicado na pré venda e pós venda, criando um relacionamento antes em forma de audiência, e na pós venda mantendo um contato ainda mais eficaz e estreito diferenciando-se de sua concorrência fortalecendo sua marca.

No final podemos pensar em tudo que possa trabalhar em nosso favor para retenção, satisfação e geração de valor para o cliente.

Agora você já sabe, não adianta fazer todo seu esforço apenas na conquista de novos clientes, lembre-se de mantê-los validando-o dentro de um processo de marketing de relacionamento que pode ser construído, para que sua empresa seja relevante para seu cliente.

Não sabe por onde começar?

Confira 6 dicas abaixo:

1. Comece conhecendo bem seu cliente com uma visão única sobre cada um, separando-os em grupos por importância para empresa, aqui no inicio pode usar qualquer recurso, ferramenta, papel, planilha, etc;

2. Agora que você separou em grupos, com o tempo tente trabalhar os contatos que você tem com cada um nas empresas, identifique-os construindo um perfil;

3. Estabeleça algumas ferramentas e canais para dialogar com esses clientes com assuntos relevantes para cada um buscando autoridade sobre os serviços que você presta;

4. Aplique pesquisa de satisfação com seus clientes para avaliar sua satisfação e lealdade, um contato direto com o feedback do cliente sobre o produto ou serviço oferecido.

5. Envie brindes conforme sua importância para fidelizar e reforçar a lembrança com sua marca.

6. Toda inteligência construída e mantida com seus grupos de clientes precisa ser transmitida para seus colaboradores, seu “primeiro cliente” não esqueça.

mais notícias

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?