Estratégia: Modelo linear X Modelo paralelo, o que são e como usar.

O modelo linear de estratégia surgiu à partir da segunda guerra mundial e é usado por muitos até hoje. Você utiliza o modelo linear, mesmo sem saber. Ele consiste em fazer uma pesquisa básica, aplicar a pesquisa, desenvolver um produto ou serviço, produzir e comercializar. Simples não?!

 

Esse modelo funcionou por muitos anos, porém esse modelo já está ultrapassado. O modelo paralelo foi criado a partir do modelo linear, porém com um viés de inovação. Contando com mudanças e erros que podem ocorrer durante o processo, enquanto o modelo linear teria que ser refeito do início caso desse algum erro.

 

Para realizar o modelo paralelo, você tem que perceber uma oportunidade. Essa oportunidade pode vir de uma nova capacidade tecnológica, ou da demanda. Só depois de realizar uma pesquisa pública que você poderá identificar o que o seu cliente quer, precisa e deseja, podendo avançar para a etapa de invenção, implementação e posicionamento, que são as etapas de inovação da indústria, a criação do seu produto/serviço inovador.

 

A pesquisa também possui etapas, e você poderá revisar e voltar em cada uma das etapas de acordo com as exigências do seu projeto e do mercado. Começando com a pesquisa do mercado potencial que você quer atuar, quando terminar de ver os concorrentes, clientes e produtos em potencial, hora de passar para a concepção do projeto, em que você irá planejar seu modelo de negócio assim como o produto, lembrando que caso tenha dúvidas ou queira se aprofundar mais sempre poderá retornar para a etapa seguinte. Após o planejamento do projeto, pense no design e faça testes, detalhe o projeto e procure por falhas ou áreas que pode melhorar, ao fazer isso repense o seu projeto, talvez volte a fazer uma nova pesquisa do mercado em potencial ou talvez tenha que replanejar, mantenha em mente que uma vez que começa a produção do seu produto ou modelo de negócio, fica caro mudar. Agora só falta comercializar.

 

Lembre-se que no modelo paralelo você poderá retornar etapas ou avançar caso precise. Diferente do linear onde você desenvolve seu negócio uma etapa por vez, no paralelo você pode sempre retornar e repensar, dando flexibilidade para responder a possíveis mudanças ou imprevistos.

mais notícias

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?