Com certeza manter e zelar pelo seu cliente é muito mais fácil e barato do que conquistar um novo cliente, muitas empresas ficam focadas apenas nas vendas e esquecem de estabelecer relações duradouras, deixando de aproveitar a confiança que pode ser conquistada.
Quando conseguimos estabelecer essa relação contínua, acabamos fidelizando nossa marca, criando uma autoridade, dentro deste ciclo teremos o cliente ao nosso lado que além de consumir nossos produtos e serviços acabam sendo defensores e divulgadores da marca.
Por isso as empresas precisam através do marketing criar e manter esses relacionamentos duradouros, atendendo da melhor maneira possível seus clientes. Ao contrário das vendas que é quantitativa precisamos trabalhar de forma qualitativa, com uma filosofia / cultura para empresa capaz de gerar valor e diferenciação para o cliente e a marca e claro manter esse cliente na sua carteira.
Basicamente podemos explicar essa relação de forma simplificada com o marketing de relacionamento aplicado na pré venda e pós venda, criando um relacionamento antes em forma de audiência, e na pós venda mantendo um contato ainda mais eficaz e estreito diferenciando-se de sua concorrência fortalecendo sua marca.
No final podemos pensar em tudo que possa trabalhar em nosso favor para retenção, satisfação e geração de valor para o cliente.
Agora você já sabe, não adianta fazer todo seu esforço apenas na conquista de novos clientes, lembre-se de mantê-los validando-o dentro de um processo de marketing de relacionamento que pode ser construído, para que sua empresa seja relevante para seu cliente.
Não sabe por onde começar?
Confira 6 dicas abaixo:
1. Comece conhecendo bem seu cliente com uma visão única sobre cada um, separando-os em grupos por importância para empresa, aqui no inicio pode usar qualquer recurso, ferramenta, papel, planilha, etc;
2. Agora que você separou em grupos, com o tempo tente trabalhar os contatos que você tem com cada um nas empresas, identifique-os construindo um perfil;
3. Estabeleça algumas ferramentas e canais para dialogar com esses clientes com assuntos relevantes para cada um buscando autoridade sobre os serviços que você presta;
4. Aplique pesquisa de satisfação com seus clientes para avaliar sua satisfação e lealdade, um contato direto com o feedback do cliente sobre o produto ou serviço oferecido.
5. Envie brindes conforme sua importância para fidelizar e reforçar a lembrança com sua marca.
6. Toda inteligência construída e mantida com seus grupos de clientes precisa ser transmitida para seus colaboradores, seu “primeiro cliente” não esqueça.