Imagine que a sua empresa está contratando, e você se interessa por uma pessoa que, pelo currículo, é perfeita para o trabalho. Mas o entrevistado em questão chega para a entrevista sem camisa, de bermuda, chinelo de dedo e além disso conversa usando gírias que você não entende. Design não é apenas o visual, mas sim descobrir a melhor forma de comunicar o seu serviço/produto para os clientes.

Saber se comunicar pode ser a ferramenta mais importante para uma empresa, e saber se comunicar bem faz toda a diferença. A função do design é traduzir a mensagem que a empresa quer passar para seu consumidor em uma linguagem de fácil entendimento e familiar.

Um exemplo de uma marca que não sabia se comunicar bem no início era a Gatorade, uma bebida que não havia competidores no mercado por se tratar de um produto muito novo, mas foi só entrar a competição que a falta de um design icônico começou a dar espaço aos concorrentes. Felizmente para a Gatorade eles agiram rápido, não apenas simplificando a logo como a que conhecemos hoje, um “G” com um raio e cores cítricas, mas mudando a embalagem também. Para se adequar as atividades físicas de seu público alvo eles criaram uma garrafa ergonômica e um bico para uma saída mais fácil da bebida, projetando no design a mensagem de “bebida para praticantes de esportes radicais”.

Então quando for projetar uma estratégia para a sua empresa, lembre-se que irá precisar comunicar a mensagem que você quer passar ao seu público em seu produto/serviço.