Design thinking é a aplicação da metodologia do design a sua empresa, desde a concepção até o resultado final. Ele ajudará a aprimorar a sua empresa através do pensamento crítico e criativo. Hoje é importante você aplicar o design thinking para arranjar o resultado mais próximo do seu ideal, coletando informações, ajudando a tomar decisões mais assertivas e adquirindo conhecimento através dos resultados de experimentos passados. Aqui estão alguns passos que te guiarão na aplicação do design thinking.

Quem? (Imersão)

Entenda quem é o seu cliente final e as necessidades que precisam ser abordadas. O que seu produto poderia facilitar para o cliente? qual é a dificuldade de usar o seu produto? Nesta etapa é bom fazer uma pesquisa qualitativa com o seu cliente e os colaboradores da sua empresa. Identifique as diferenças e semelhanças.

Oque? (Definição)

Depois de pesquisar, identifique o que falta no seu produto/serviço para agradar o consumidor. Quais seriam as dificuldades de usar, talvez seja de difícil acesso, ou pode não ter nada de errado, talvez é a comunicação que não passa confiança. A partir dessa análise comece a pensar sobre o que a sua empresa pode fazer para melhorar. Aqui é importante não barrar nenhuma ideia, pois uma ideia ruim pode levar a genialidade!

Como? (Ideação)

É importante saber a hora de parar de ter ideias e começar a pensar em como aplicar essas ideias no produto final. Identificando as ideias que não poderiam ser aplicadas ou que não teriam retorno daquelas que podem ser inovadoras. A pesquisa feita no primeiro processo vão ajudar na seleção de ideias.

(Prototipação)

Quando selecionar as melhores ideias, pense se ela é viável dentro da sua capacidade. Tente criar alguns protótipos e verificações de negócios/produtos/serviços/vendas. Talvez unir alguns protótipos em um só ou simplificar a ideia. Quanto mais amigável for o produto/serviço para seu cliente, melhor. Nessa hora não é bom pensar se irá lucrar, pense em como pode fazer o melhor para seu cliente, o lucro vem como consequência.

Por que? (teste)

Antes de implementar mudanças, vê como a solução que sua equipe chegou se comporta. Talvez a sua solução gere outros ou até novos problemas, por isso que implementar sem testar pode ser perigoso. Pense nessa etapa como uma implementação controlada, realizando uma nova pesquisa com uma leva inicial de clientes. Veja quais foram as ideias que geraram resultados positivos, o que podem melhor em relação a essa ideia e quais implementações foram infelizes no teste.

Design é um projeto que não tem fim, sempre tem algo novo para implementar e ideias melhores. Por isso se o primeiro teste não deu certo, não desista. Se o teste deu certo, não abandone o design thinking, pois todo problema tem solução.