A copa do mundo já é passado, mas seus ensinamentos em planejamento com certeza permanecerão válidos para o seu negócio. Acompanhando o mercado com um todo, principalmente o comércio varejista que vende produtos e serviços ao consumidor final, observei diversas reclamações durante a realização da Copa da Mundo e, como esse evento repercutiu muitas vezes apenas em seus aspectos negativos, isso me levou a escrever este artigo.

Entre as reclamações estão a diminuição do fluxo de trânsito de pessoas e, consequentemente, a redução de faturamento. Mas na verdade sabemos que a falta de planejamento é o X da questão. A ideia de associar a própria marca ao evento poderia ser uma forma de garantir as metas de faturamento ou até o seu incremento, ou seja: quem se planejou para o evento, com uma comunicação voltada a Copa do Mundo, com ações de marketing e comunicação on e off-line, com certeza colheram os frutos.

Por isso fica aqui a lição: Quando o assunto for principalmente o comércio varejista, as datas comemorativas são um prato cheio para serem exploradas. Então, não esqueça o mais importante: planejamento! Assim você se prepara antecipadamente para conseguir atender a demanda, aproveitando ao máximo o que o mercado pode te retornar com estas associações.