A importância que o cliente tem para empresa todo mundo sabe, mas é o cliente interno (colaboradores) que é o elo entre a empresa e seu produto e/ou serviço. Fazer com que os colaboradores vistam a camiseta da empresa é algo que precisa ser alcançado.

Seu cliente interno é a chave do sucesso, pois precisamos del para atender bem o cliente externo. É claro que tudo começa por salário, mas só ele não é tudo, muitos profissionais trocam salários por valores pessoais que acreditam, ou seja, buscam cada vez mais por uma qualidade de vida melhor com satisfação pessoal, motivação, reconhecimento, bom ambiente de trabalho, e assim estão dispostos a enfrentar desafios pela empresa, e consequentemente atendem da melhor forma os seus clientes.

Um ponto crucial é criar e trabalhar a cultura da empresa. Ela é a chave do sucesso para fazer aquela empresa ser prazerosa de se trabalhar, capaz de manter os funcionários motivados, engajados e se sintam parte de um objetivo maior para o crescimento da empresa, e consequentemente dos seus colaboradores.

5 Dicas para criar a cultura da sua empresa:

1. Crie sua missão, visão e valores: Pode parecer clichê mas esses atos consultivos da empresa direcionam estrategicamente sua empresa alinhados aos seus interesses, e devem ser trabalhados juntos ao time;

2. Adote e mantenha  uma comunicação interna estratégica onde a informação deve ser democrática e poderá ser usada para transformar informação em conhecimento. Seu colaborador precisa ter acesso a essa comunicação interna, e com informações externas do mercado do seu cliente por exemplo;

3. Adote ações de integração entre colaboradores;

4. Troque premiações tangíveis como prêmio em dinheiro por um dia livre.

5. Cuide da saúde dos seus colaboradores, incentivando exercícios, boa alimentação;

Agora você já sabe: Colaborador motivado e com conhecimento sobre a empresa e o produto/serviço é o caminho do sucesso!