Se você está começando ou querendo um negócio, mas não sabe como, esse blog é para você!

 

Aqui estão listadas as principais formas de acesso ao mercado, pense nelas como dicas.

 

COMPRA

Aquisição de bens e/ou serviços visando beneficiar a empresa por meio da modernização de suas estruturas produtivas, desenvolvimento e/ou serviços

 

SUBCONTRATAÇÃO

A empresa deve ter competência para atender às suas demandas (especificações, instruções de uso, testes, etc). Para tanto, precisa assumir o custo direto do serviço e/ou processo específico subcontratado

FORMAÇÃO DE PESSOAL PRÓPRIO

Treinamento e aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores para ampliar seus conhecimentos profissionais. Sabe-se hoje que o sucesso de uma empresa depende muito mais do desempenho dos funcionários do que de sua estrutura física.

 

CONTRATAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Contratação de pessoal altamente qualificado para atuar em área estratégica da empresa.

 

ASSOCIAÇÕES, ALIANÇAS ESTRATÉGICAS OU REDES DE EMPRESA

Formas de utilizar uma estrutura comum de empresas similares ou complementar conhecimentos quando o custo para formá-los ou adquiri-los é muito alto. Duas formas de associação muito utilizadas são a sociedade e a joint venture

 

IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA

Relacionamento com empresas estrangeiras detentoras de inovações com a finalidade de adquirir serviços tecnológicos e recursos mais avançados. Exemplo disso é a formação de joint venture

 

OBSERVAÇÃO OU BENCHMARKING

Observação do mercado para adaptar produtos de forma criativa. Essa adaptação deve agregar valor real ao produto observado a fim de obter diferencial. A imitação de processos é mais difícil.

 

LICENCIAMENTO

Concessão de licença para explorar determinada tecnologia. Ocorrer, por exemplo, quando a tecnologia é gerada em uma empresa que não tem interesse em explorá-la. Assim, repassa essa atribuição a outra empresa

 

CRIAÇÃO DE UM SETOR PARA TRATAR ESPECIFICAMENTE DAS INOVAÇÕES

Criação de setor destinado a desenvolver e implantar inovações no mercado. Sua atuação deve ser em conjunto com outra áreas. como marketing, vendas e produção.

Texto retirado do livro “Branding” do professor Juan Pablo D. Boeira