Como inovar em sua área

Toda empresa quer inovar, mas inovação é um assunto cheio de armadilhas e atalhos falhos que acabam por prejudicar a empresa. Por isso vamos ver o que de fato é inovação, e como você pode incentivar a inovação dentro da sua empresa.

Começamos por desmitificar a inovação. Não existe inovação construída da noite pro dia, é um processo lento e gradual com muitas dúvidas durante o caminho. Inovação é algo que se conquista por incentivá-la dentro da empresa, por isso é mais uma conduta do que uma estratégia.

Vamos explorar agora o que você pode fazer para incentivar sua equipe a inovar em seus trabalhos:

Não existe hierarquia para inovar: Inovação é um insight e não existe hierarquia para a inspiração, por isso é importante escutar a todos dentro da empresa, do aprendiz ao gerente.

Incentive ideias inusitadas: ao invés de negar a ideia de um colaborador por ela “Não funcionar” ou por “Não dar certo”, pense em “como fazer essa ideia funcionar/dar certo”. Construir uma ideia em cima da ideia de um colega pode levar a inovação que você tanto procura.

Não tenha medo de errar: Falhas fazem parte do processo, se não houver falhas no meio do processo significa que você não está inovando de verdade. Por isso, prepara-se para falhar uma vez ou outra.

Aprenda com os erros: Quando você tenta algo novo e não dá certo você ganha uma informação que seus concorrentes não tem, que é a razão da sua estratégia/produto/serviço não ter dado certo. Muitas vezes você vai conseguir construir em cima do erro e trazer algo que nenhum outro concorrente ousaria tentar, justamente por ter falhado uma vez.

Aprenda com os erros do seu concorrente: Assim como você, seu concorrente vai estar tentando inovar, por isso quando ele tenta algo e esse algo dá errado, é bom saber a razão de ter errado e o que o concorrente queria com aquilo. Pois uma hora pode dar certo, e é melhor que dê certo com você, não é mesmo?!

Saber quando engavetar o projeto: Como ficou bem claro, o erro faz parte do processo, e sabemos que o erro pode custar. Por isso você tem que cuidar para o erro não prejudicar a sua empresa como um todo. Saber quando guardar a inovação e trabalhar em projetos mais seguros também é muito importante. Mas lembre-se de nunca descartar os projetos, pois a gaveta deve estar sempre aberta para uma nova tentativa.

Respire fundo: Já aconteceu de estar tomando um banho ou dando uma caminhada e de repente uma ideia inovadora surge? Isso acontece porque você relaxado e descomprometido com o trabalho. É bom trabalhar e se concentrar, mas quando ideias não vem é bom tomar um ar e relaxar, pode ser que algo de fora te dê a inspiração necessária para continuar inovando.

Seguindo essa política,a sua empresa consegue incentivar seus colaboradores a inovarem. Pois nenhuma empresa é inovadora, e sim as pessoas que trabalham nela.

mais notícias

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?