Análise de mercado serve para obter informações importantes para montar uma estratégia eficiente para o seu negócio e compreendendo quais ações merecem a sua atenção. Se esse é seu primeiro empreendimento, sugerimos que faça uma análise descartando qualquer ideia inicial que possa prejudicar o seu negócio. É essa análise que irá te apresentar ao perfil do seu público alvo, assim como as tomadas de decisão por parte dos concorrentes. Existem dois métodos de pesquisa:

 

Análise de gabinete: Aqui é onde você irá pesquisar como o mercado que você quer é visto pelos clientes. Você pode pesquisar via jornais, redes sociais, e mídias em geral. Observe o que os clientes dizem sobre seu concorrente, do mercado e procure por oportunidades e não descarte nada.

 

Pesquisa de mercado: Uma pesquisa muito mais focada no cliente, aqui você irá procurar descobrir qual o nível do serviço esperado pelo cliente, as expectativas e padrões que devem ser incluídos. Aqui você irá entender a necessidade do seu produto/serviço e qual desejo ele poderá suprir.